Rua Barão do Triunfo, 1718 - Santa Maria - RS 55 3028-5700

O que é um levantamento topográfico e para que serve?

O que é um levantamento topográfico e para que serve?

O que é e para que serve?

O levantamento topográfico é a medição e representação em planta ou carta de todas as características da superfície de um terreno. O levantamento pode ser de dois tipos: planimétrico e planialtimétrico.

O planimétrico leva em conta apenas as características em 2D do terreno, como divisas, muros e construções. É muito utilizado para processos de regularização imobiliária e aferição de área (para aferir se um terreno possui realmente a medida e área total que está descrita em matrícula, evitando, por exemplo, comprar/vender área que não existe, ou mesmo encontrar sobras de área).

O planialtimétrico é mais completo, pois leva em conta as características 2D e as 3D do terreno, detalhando ainda mais informações como árvores, vegetação em geral, relevo com curvas de nível, além das divisas, muros e construções. É muito utilizado na elaboração de projetos de novos empreendimentos, servindo como base para o trabalho de arquitetos e engenheiros, além de ser exigência de órgãos fiscalizadores para aprovação de projeto.

No meio rural o levantamento topográfico também é muito utilizado para o georreferenciamento de imóveis rurais (atendendo a legislação), além de projetos de sistematização, açudagem e estudo de área para instalação de silos e armazéns.

Qual a importância?

O que é um levantamento topográfico e para que serve?

O levantamento topográfico é muito importante para a execução de uma obra, muitas vezes sendo o primeiro passo, antes mesmo de comprar o terreno desejado. Existem situações em que o vendedor de um terreno possui a matrícula do imóvel que consta uma área maior da que realmente existe e o empreendedor acaba pagando por uma área que não existe. Uma forma de evitar esse problema na hora da compra de um imóvel é contratando um levantamento.

Além disso, no caso da construção de um prédio ou criação de loteamento, é necessário analisar a planta do levantamento para verificar se o empreendimento desejado será possível de implantar no imóvel pretendido.

Também no caso de implantação de casas, prédios e loteamentos em um terreno desnivelado, é importante conhecer o relevo para tornar eficientes os sistemas de abastecimento hídrico, de eliminação de esgoto, de drenagem. Além de serem importantes para o estudo de uma terraplanagem eficiente do terreno.

Os levantamentos topográficos são extremamente úteis não apenas para engenheiros e arquitetos, mas também para proprietários, empresas, instituições públicas e construtoras. Com os dados coletados é possível elaborar projetos eficientes, sem desperdício de materiais e serviços.

Quem faz o levantamento topográfico?

O que é um levantamento topográfico e para que serve?

O levantamento só pode ser realizado por profissional habilitado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), como o Engenheiro Agrônomo, Agrimensor, Engenheiro Civil e Arquiteto.

Esses profissionais formam empresas que possuem equipes especializadas equipadas com instrumentos de alta qualidade que representam o diferencial do serviço prestado.

Como contratar o serviço?

O que é um levantamento topográfico e para que serve?

Conte com a equipe da TOPOGRAPHIA para o seu levantamento topográfico. São mais de 1.400 levantamentos topográficos realizados no estado do Rio Grande do Sul, Santa Catariana, Paraná, entre outros estados do Brasil. Para obter o seu orçamento gratuito, acesse o site e fale com um de nossos consultores.

Topographia - Unidades em Santa Maria/RS e São Vicente do Sul/RS

Fone: (55) 3028-5700

E-mail: contato@topographia.com.br

Autor: Felipe Santos

Data de Publicação:09/01/2019

Voltar